Teste de corrupção

Você se considera uma pessoa íntegra? Provavelmente sim, e provavelmente não transgride as leis do seu país. Mesmo assim, há um meio bastante assertivo de descobrir se é inclinada à corrupção, se em face das pressões, cede ou mantém a sua moral.

Quando você comete um erro (de qualquer tamanho), e toma consciência de que foi um erro, admite-o (ainda que para si mesmo) ou, justifica-o? Quando você é “pego” cometendo um erro, e sabe que agiu erradamente, admite que errou? E quando você sabe que está para cometer um erro, justifica-se antecipadamente ou, controla-se?

Caso tenha respondido positivamente a pelo menos uma das perguntas acima, é interessante cultivar e exercitar a responsabilização. Claro que há diferença entre se justificar e se explicar: tudo que fazemos tem um porquê conhecido ou não, e a explicação nunca acrescenta resistência ao nobre gesto de assumir; já a justificação é sem sentido, pois nada dito desfaz um erro ou o torna menos errado. E se os erros são professores, com a tentativa de os justificar, a lição é anulada, e o crescimento como pessoa é dificultado, contribuindo para a “cauterização da consciência” em termos paulinos, tornando a convivência com tal pessoa, no mínimo dolorosa.

Para o cultivo e exercício da responsabilização, certamente você precisará de sol, que é o compromisso íntimo de não mentir. Entretanto, somos diferentes, e temos “mecanismos” bem diferentes de reação, geralmente “engenhados” na infância, que podem ser reconstruídos. Acredito que pessoas muito exigentes, competitivas, envergonhadas e orgulhosas, precisarão descobrir seus porquês para superar a limitação moral revelada no presente teste.

Anúncios

Um pensamento sobre “Teste de corrupção

  1. Pingback: Aprendi 31 | Arriscado

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s