Você é arrogante?

Dreamspace_Reloaded_21_by_DenisOlivierPoucas palavras têm em sua construção, um sentido tão claro e ao mesmo tão incompreendido. Assim como conhecer a tradução da expressão stress (estafa), desmistifica os conceitos errados sobrepostos à definição original, conhecer esta palavra pode mostrar a cada um muito mais do que os tantos sinônimos (etimologicamente distantes) usados para tentar explicar a arrogância.

Será insolência, orgulho, prepotência ou soberba? Muito mais simples do que isto. O arrogante é aquele que não roga (que não pede). Óbvio que por trás do ato de não rogar pode estar o orgulho ou a prepotência. Portanto a arrogância é o costume de não pedir, e se você detesta ter que pedir algo a alguém, se não gosta de receber a ajuda de outrem, ou similares desta ordem, você vive arrogantemente (o que alguns podem até chamar de independência). Mas para não desmerecer o sentido mais cultural da expressão, o arrogante, aquele que não roga, geralmente gosta de mandar, portanto talvez o melhor sinônimo para arrogante seja senhoril, ou simplesmente, mandão.

Por fim, mas não menos importante, note que o cerne do que é arrogância está codificado em um dos antiquíssimos provérbios de Salomão: “O pobre fala com rogos, mas o rico responde com durezas”.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s